![]() ![]() |
|
|
Sistema de monitorização de cunhos
isostáticos
As prensas cerâmicas são equipadas, por norma, com moldes hidrostáticos destinados a equilibrar as pressões específicas em toda a área das peças. A diferença significativa destas pressões produz variação da retracção da pasta, tendo como resultado a variação dimensional do produto.
Todos os
cunhos hidrostáticos trabalham com um fluido hidráulico no seu interior, a
baixa pressão, o qual na fase de prensagem preenche as diversas
irregularidades causadas pelo carregamento do pó cerâmico. Nesta fase , é
comum atingirem-se pressões hidráulicas elevadas dentro destes.
A falha de pressão nestes cunhos pode ser motivada pelos seguintes factores: · Baixa pressão inicial; · Fuga nos tubos de ligação; · Ar no seu interior; · Ruptura acidental dos cunhos.
Os ensaios à esquadria final das peças, demoram normalmente 2 horas, entre a sua recolha, secagem, cozedura e medição. Uma prensa moderna pode produzir 250 m2/h, pelo que um mau funcionamento dos cunhos isostáticos pode acarretar sérios prejuízos produtivos. A Magnetindustria desenvolveu e PATENTEOU o sistema que permite monitorizar o funcionamento dos cunhos hidrostáticos: · mantêm a pressão inicial; · monitoriza e compara a pressão interna dos cunhos durante a fase de prensagem; · em caso de fuga ou rebentamento de um cunho sinaliza e pára a prensa; · retira o ar interno dos cunhos através de vácuo; · periodicamente, após o numero de ciclos pré-programado realiza um ciclo de purga do ar interno dos cunhos.
Tecnomag Industria - Engenharia e equipamentos |
|
Preparado para resolução 1024x768 Copyright © 2009 Magnetindustria, Unipessoal, Lda - Reservados todos os direitos |